Jogos de Estratégia

Jogos de estratégia são jogos onde é necessário conhecimentos de estratégia. Existem vários tipos de jogos de estratégia, desde os que controlam práticamente todos os aspectos de, por exemplo, controlo de nações, como é o caso da série de jogos de computador Europa Universalis, jogos onde se controla a batalha e alguns aspectos económicos como o vastamente conhecido Warcraft até jogos onde a estratégia se mistura com a simulação, como é caso da série de SimCity, e também existem os tradicionais como as Damas.

Europa Universalis
Europa Universalis" é um jogo de computador baseado no jogo war (de tabuleiro), feito pela Paradox. O Europa Universalis, porém, possui centenas de territórios e províncias que podem ser controlados pelos jogadores.

O jogo passa-se do século XV ao início do século XIX, e os jogadores contam com uma série de eventos históricos, geográficos e políticos que mudam o equilíbrio do jogo.

A perfeição do jogo é tamanha que professores de história dos Estados Unidos elegeram este como sendo o jogo mais educativo, no sentido de explicar a história do país e a do mundo.

O sucesso do jogo foi tão grande que a empresa criadora, a Paradox, lançou o Europa Universalis 2, com mais províncias, estratégia aperfeiçoada, mais eventos históricos, enfim, mais completo do que o antecedente.

Warcraft
Warcraft é uma série de jogos de computador produzido pela Blizzard Entertainment, a mesma criadora de Diablo e Starcraft.

Warcraft:Orcs & Humans
Um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real, produzido pela Blizzard Entertainment, Warcraft: Orcs and Humans trata do conflito entre duas raças inimigas, humanos e orcs.

As unidades são parecidas e análogas, mas as unidades mágicas/religiosas não são iguais, podendo ser um fator significante na escolha das raças numa partida multijogador.

O jogo retrata a história entre os Humanos e os Orcs. Os Orcs viviam no mundo de Draenor,separados dos Humanos que viviam no mundo de Azeroth. Um dia, corrompidos pelos Titãs,os Orcs transformam-se numa Horda sedenta de sangue,que derrotou a outra raça que habitava Draenor,os Draenei. Depois disso, Ner'Zhul da Horda abriu um portal para Azeroth e tomou Azeroth de assalto. Os humanos de Azeroth fugiram para norte,para Lordaeron,onde se juntaram ao Rei Terenas de Lordaeron,aos anões de Khaz Modan e aos elfos de Quel'Thalas para combater a Horda.

SimCity
Simcity é um jogo que revolucionou a indústria de jogos no que se trata de "Control". O seu conceito é simples e bem sucedido: o jogador deve criar e gerir uma cidade, administrando os seus recursos e evitando a falência.

O sucesso do jogo foi tal, que já foram lançadas várias versões.

Damas
Damas é o nome de um jogo de tabuleiro que usa o mesmo tabuleiro que o xadrez.

O Jogo de Damas pratica-se entre dois parceiros, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas. O objectivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O parceiro que o conseguir ganha a partida.

O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.

No início da partida, as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as pedras brancas; e, nas três últimas, as pedras pretas.

A pedra movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez.

A pedra que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a "dama", peça de movimento mais amplos que a simples pedra. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.

A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruida, situada na mesma diagonal. A diagonal está obstruida para a dama, quando nela houver uma ou mais peças da mesma cor, ou duas ou mais peças adversárias, em casas contíguas.

Quando na casa contígua a uma pedra houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal, a pedra toma-la-á passando para a citada casa vaga. Assim, a pedra toma para a frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado da pedra. Se após a tomada de uma peça, a circunstância se repetir, a pedra continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este movimento tomada em cadeia.

Se, nas diagonais da casa de partida da dama, houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama toma-la-á passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em cadeia.

A tomada é obrigatória. A pedra e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria).

A peça que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a pedra que, numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.

As brancas têm sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem alternadamente aos dois parceiros.

O lance é executado quando se leva diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta.

O lance está completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa para outra.

.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manutenção Básica da Bicicleta: dicas para a manter a funcionar perfeitamente

DJs para Festas: Como Contratar os Melhores Profissionais para Animar Eventos com Crianças

A MAGIA DO SORRISO FELIZ: DESCOBRINDO O ENCANTO DO BEM-ESTAR