Estratégias Eficazes para Reduzir Custos nos Materiais de Construção

Sem dúvida que construir ou renovar uma casa é um processo dispendioso, Mas, com as estratégias certas, é possível reduzir custos nos materiais de construção. Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias eficazes para poupar dinheiro sem comprometer a qualidade do seu projecto.






1. Faça um planeamento cuidadoso


O melhor método para reduzir custos na construção é evitar imprevistos. E evitar imprevistos em construção exige um planeamento cuidado. Por isso, antes de começar a obra, faça um planeamento detalhado. Pense em todos os trabalhos, faça uma lista exaustiva de material e peça orçamentos detalhados. Para isso, vai precisar de contratar uma empresa de construção civil de confiança. 


2. Compre os materiais com tempo


Outra estratégia eficaz para reduzir custos nos materiais de construção é encomendar com antecedência. Se começar a comprar os materiais com tempo, consegue comparar preços e ter tudo pronto no momento da obra. Pelo contrário, se deixar para última, pode atrasar o projecto e fazer derrapar ainda mais os custos. 


3. Compare preços em várias lojas


Nunca compre materiais de construção na primeira loja que visitar! Passe algum tempo a comparar preços em várias lojas e fornecedores, desde as grandes lojas de bricolage às lojas tradicionais. Muitas vezes, as lojas maiores têm custos extra para entregar o material na obra, algo que não acontece nas lojas familiares.


4. Compre em grandes quantidades


Comprar materiais em grande quantidade (por exemplo, pacotes de isolamento térmico) pode resultar em preços mais baixos por unidade ou por m2. Por isso, se tiver espaço onde armazenar os materiais, é uma boa estratégia para reduzir custos nos materiais de construção. Além disso, pode juntar-se a amigos ou vizinhos que estejam a planear projectos de construção e comprar materiais em conjunto.


5. Reutilize os materiais que já tem


Antes de descartar materiais, verifique o que pode aproveitar. Muitas vezes, as portas, janelas, puxadores e até móveis de madeira podem ser reaproveitadas, o que permite reduzir custos com os materiais de condução. Por exemplo, se a estrutura da cozinha ainda estiver em bom estado, basta trocar as dobradiças e as portas para sentir que tem armários novos! 


6. Use materiais alternativos


Alguns materiais de construção podem ser substituídos por alternativas mais económicas sem comprometer a qualidade. Por exemplo, em vez de madeira maciça, pode optar por madeira composta ou contraplacado para certas partes da construção. Em vez de mármore, pode optar por uma cerâmica que imita o marmoreado. Pesquise e vai encontrar opções! 


7.  Esteja atento a promoções e descontos


Fique atento a promoções e descontos em lojas de materiais de construção. Muitas lojas fazem saldos e oferecem descontos sazonais (por exemplo, as coisas para o exterior estão em promoção no fim do verão). Subscreva as newsletters de lojas e siga-as nas redes sociais para estar sempre informado sobre estas possíveis promoções.


8. Contrate de profissionais de design de interiores


Embora possa parecer contraditório, contratar profissionais competentes pode ajudar a reduzir custos nos materiais de construção. Um arquitecto ou um designer de interiores sabe como escolher materiais, calcular as quantidades certas e evitar desperdícios, o que evita custos adicionais com reparações e correcções. Além disso, às vezes negociam o preço com as lojas!


9. Pondere utilizar materiais de "segunda escolha"


Por vezes, há lotes de material que não saem bem. As medidas não estão bem exactas, houve uma variação de cor… mas a qualidade do material está lá. Por isso, outra estratégia eficaz para reduzir os custos com materiais de construção é procurar lojas ou fabricantes  que vendem materiais de segunda e terceira escolha. A empresa de construção que contratar saberá melhor onde encontrar estes materiais. Mais uma vez, deixo aqui o link para encontrarem empresas de construção civil em Lisboa.


10. Compre material em segunda mão


Há cada vez mais armazéns que vendem materiais de construção em segunda mão, incluindo loiças sanitárias, cozinhas, portas e puxadores, entre outros. Por vezes, são materiais de exposição. Outras vezes, são provenientes de outras obras. Além disso, também pode encontrar material em segunda mão em sites como o OLX ou o Marketplace.


Espero que estas estratégias para reduzir custos com materiais de construção vos sejam úteis! Tenho a certeza que com um planeamento cuidado, tempo e paciência para procurar materiais, vão conseguir controlar os custos dos vossos projectos. Além disso, acabam por evitar o desperdício e contribuir para a sustentabilidade! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manutenção Básica da Bicicleta: dicas para a manter a funcionar perfeitamente

A MAGIA DO SORRISO FELIZ: DESCOBRINDO O ENCANTO DO BEM-ESTAR

DJs para Festas: Como Contratar os Melhores Profissionais para Animar Eventos com Crianças