Melhorias na Eficiência Energética Antes da Certificação



Ter uma boa classificação energética valoriza a sua casa. Por isso, se está a pensar em vender ou alugar o seu imóvel, é importante conseguir um bom certificado energético. Assim sendo, recomendo sempre às pessoas que tenham algumas coisas em consideração quando fazem obras ou antes de pedir o certificado energético. A propósito, deixo aqui o link para pedirem uma certificação energética em Lisboa.


Sabemos que o certificado energético avalia a quantidade de energia necessária para climatizar a casa e para aquecer água. Portanto, os critérios dos técnicos para atribuir a classificação energética são bastante claros. Há coisas imutáveis, como a orientação solar da casa e as confrontações (outras casas, fachada, telhado, etc).


No entanto, há muitas coisas que podemos fazer para melhorar o isolamento da casa, o que permite poupar na climatização, e instalar electrodomésticos mais eficientes para aquecer a água. São estas coisas que nos permitem melhorar o certificado energético e conseguir a melhor classificação possível para um determinado imóvel. Afinal de contas, tendo em conta o preço do certificado energético e a validade de 10 anos, vai ficar com o mesmo certificado durante muito tempo!




Como garantir que vai ter um bom certificado energético


Trocar as janelas de sua casa

As janelas são uma das coisas que mais afectam a certificação energética. Por isso, se a sua casa ainda tem janelas antigas de alumínio, é altura de mudar! Tem duas opções: ou instala uma segunda janela pelo exterior (e fica com janela dupla), ou troca a caixilharia completa. Em qualquer um dos casos, opte por vidro duplo e caixilharia com corte térmico.


Se possível, ponha janelas batentes ou oscilo batentes em vez de janelas de correr, já que estas últimas que causam mais perdas energéticas. Desta forma, vai conseguir a melhor pontuação possível para as janelas e aumentar a classificação energética da sua casa antes de alugar ou vender.


Instale uma bomba de calor ou energias renováveis


Outra questão que também impacta a classificação energética da sua casa é o aquecimento de águas sanitárias. Se vive num apartamento, é provável que não consiga instalar painéis solares para aquecimento de água,já que precisa de autorização do condomínio. Mas pode instalar uma bomba de calor em vez de um termoacumulador ou um esquentador.


No caso de viver numa moradia, a situação é ligeiramente mais fácil porque tem liberdade para instalar energias renováveis. As energias renováveis são muito valorizadas no certificado energético, por isso sugerimos procurar orçamentos para instalar painéis solares e aproveitar essa energia para o aquecimento de águas sanitárias.


Isolar os tubos de água

Além do aquecimento de águas em si, há outra medida que pode tomar para diminuir o desperdício de energia. Isole melhor os tubos de água desde o termoacumulador, cilindro ou bomba de água e a casa de banho para que a água mantenha melhor a temperatura. Assim, não precisa de ter sempre a torneira no máximo!


Colocar um tecto falso

Vive num modesto primeiro andar a contar vindo do céu? O último andar tem muitas vantagens: uma vista melhor, mais Sol, menos barulho dos vizinhos… Mas também tem um isolamento térmico pior. Se vive por baixo de um telhado ou de um terraço, use um tecto falso para colocar um isolamento extra com lã mineral ou lã de vidro. Lembre-se de ficar com a informação do material que usou na obra para mostrar ao técnico!


Isolamento pelo interior

Outra das coisas que o técnico vai avaliar no certificado energético é a espessura das paredes e se é ou não uma parede dupla. Como isto diz respeito ao prédio, não há nada que se possa fazer. Mas, se já sabe à priori que o isolamento do prédio é mau, tem de tomar outras medidas para melhorar o certificado energético da sua fracção.


Uma das possibilidades é revestir as paredes com isolamento térmico. Pode colocar lã mineral ou lã de rocha na parede e esconder o isolamento com placas de gesso cartonado (conhecido como pladur). Mais uma vez, não se esqueça de guardar as informações da obra para que o técnico possa avaliar exactamente o que foi feito.


E pronto! Estas são as principais coisas que pode fazer para melhorar o certificado energético antes da certificação. Com estas medidas vai conseguir uma boa classificação para a sua casa e valorizá-la no mercado imobiliário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manutenção Básica da Bicicleta: dicas para a manter a funcionar perfeitamente

Processo para obter uma Certificação Energética

Benefícios de contratar um advogado de direito imobiliário