Jogos de computador permitem que idosos exercitem cérebro

Com base numa crescente evidência científica, alguns tipos de jogos eletrônicos são vistos cada vez mais como um exercício mental que pode ser especialmente útil para as pessoas mais velhas que sofrem com risco de perda de memória, demência e problemas visuais.

Diante desta nova perspectiva, os fabricantes de programas de internet ou computadores voltados à terceira idade aumentaram. Prova disso é que o gigante japonês Nintendo vendeu mais de 8,6 milhões de cópias de seu programa Brain Age para a consola de jogos DS.

A Nintendo afirma que não promove especificamente as vantagens para a saúde dos seus jogos Brain Age, mas sustenta que os programas desenvolvidos pelo neurocientista japonês Ryuta Kawashima, são "exercícios que constituem um desafio para fazer com que os cérebros dos usuários funcionem". Estes jogos incluem tarefas que têm a ver com memória, matemática, leitura e música,

A companhia defende que os jogos foram desenhados para estimular o cérebro, especialmente o córtex pré-frontal, o que ajuda a aplicar o conhecimento armazenado para as habilidades diárias.

"Os jogos ajudam na concentração e melhoram as habilidades de memória", afirmou Lynn Lipton, uma avó nova-iorquina de 67 anos de Poughkeepsie, que recebeu um aconsola de jogos da Nintendo depois de participar num um concurso da companhia para avôs.

Lipton contou que tinha começado a "esquecer algumas tabuadas" antes de usar os jogos Brain Age.

"Simplesmente tinha deixado de fazer contas de cabeça", relatou, acrescentando que os jogos parecem ajudar a manter sua mente mais ágil.

Já Andrew Carle, professor assistente da Universidade George Mason num programa voltado para aposentados, explicou que muitos da geração do "baby-boom" nos Estados Unidos (nascidos imediatamente depois da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945) "pensam em exercitar seu cérebro e em se manterem intelectualmente activos".

Carle, também porta-voz da Nintendo, acredita que programas como o Brain Age podem ser úteis para as pessoas mais velhas.

"Apesar destes produtos serem novos, a ciência não é nova", afirmou. "Sabemos empiricamente que assim como se pode exercitar o corpo, também se pode exercitar o cérebro. Sabemos que o cérebro tem plasticidade, que se pode fortalecer os neurônios e os circuitos do cérebro para recuperar suas funções".

Carle afirmou ainda que há uma crescente demanda por este tipo de atividades entre as comunidades de aposentados, para ajudar os idosos a manterem em pleno funcionamento sua mente e seus sentidos.

"Alguns chamam isso de jogo, mas se as pessoas podem aguçar as suas habilidades visuais, a sua velocidade de reação, talvez possam continuar dirigindo seus automóveis um pouco mais, e isto pode mudar a vida deles", disse.

C. Shawn Green, pesquisador do Brain and Vision Lab da Universidade de Rochester, explicou que os seus estudos mostram que as pessoas adeptas de jogos eletrônicos têm habilidades visuais mais aguçadas, o que pode ajudá-los em tarefas diárias, como dirigir.

Mas Green considera-se "um pouco mais cauteloso" que os fabricantes de tais joguinhos na hora de prescrevê-los como maneira de evitar a deterioração mental ou visual.

O jogador "melhorará" as habilidades específicas no jogo, afirmou, "mas a questão importante é: isto se aplica numa forma mais ampla, isso melhora as coisas que são importantes para ele?".

Para Michael Scanlon, ex-pesquisador em neurociência da Universidade de Stanford e co-fundador do site da web para "treinamento mental", Lumosity, os estudos mostram que as habilidades mentais e visuais podem ser melhoradas.

O site, que oferece "uma sessão diária de 10 minutos de exercícios", foi concebido para adultos mais velhos que apresentam o risco de sofrer com o mal de Alzheimer ou com problemas de memória, mas seus criadores defendem que pessoas de todas as idades -como estudantes- podem beneficiar.

Os jogos e os exercícios da Nintendo, da Lumosity e de outros buscam melhorar as habilidades cognitivas, a velocidade de processamento cerebral e a memória. Scanlon indicou que os jogos complementam outras atividades, como as palavras cruzadas.

"As palavra cruzada ajudarão no raciocínio e na fluidez verbais, mas é pouco provável que tenham um impacto sobre a memória", avaliou.

A Lumosity oferece cadastros aos internautas, enquanto que outras companhias, como Posit Science Corp., oferecem programas voltados exclusivamente a aposentados.

Fonte: AFP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manutenção Básica da Bicicleta: dicas para a manter a funcionar perfeitamente

DJs para Festas: Como Contratar os Melhores Profissionais para Animar Eventos com Crianças

A MAGIA DO SORRISO FELIZ: DESCOBRINDO O ENCANTO DO BEM-ESTAR