Dicas essenciais para manter a casa sempre limpa
Detesta receber visitas de familiares inesperadas porque tem a casa sempre desarrumada? Quer convidar alguém para jantar em sua casa, mas a cozinha está toda suja? Hoje dou alguns truques para manter a casa sempre limpa (ou pelo menos parecer!).
1. Limpe as torneiras e o silicone da casa de banho
Sabem aquela sensação de chegar a um hotel e ver as torneiras todas a reluzir? Muitas vezes, a casa de banho parece suja porque não prestamos atenção aos detalhes. Um dos meus truques para a casa de banho estar sempre limpa é passar uma toalhita pelas torneiras e limpar o silicone da banheira e do lavatório com álcool. Assim, o pó nunca se acumula e não ficam castanhos. Além disso, passo água fria nos azulejos da banheira no fim de cada banho para não criar bolor. Simples, rápido, eficaz e sempre limpo!
2. Arrumação escondida nos móveis
Cheguei à conclusão que nenhuma casa tem arrumação a mais! Um truque que funciona sempre muito bem para dar a sensação de uma casa limpa e arrumada é ter arrumação escondida. Cá em casa, temos as mantas guardadas por baixo do sofá, roupa suja escondida no compartimento por baixo do tanque, edredons arrumados no sommier, malas e coisas que usamos poucas vezes nos armários que vão até ao tecto, e uma secretária tipo escrivaninha que tapa o computador, os post-its e a papelada quando é preciso.
3. Decore a casa com mais plantas
Há uns tempos li um artigo sobre “como dar a sensação de uma casa sempre limpa” e uma das dicas para manter a casa limpa era ter várias plantas. As plantas não só purificam o ar, como tornam o ambiente mais arejado (literalmente, porque combatem ondas de calor, e esteticamente também). Depois de ler isso, comecei a reparar e realmente todos os cafés e casas com plantas costumam parecer mais limpos e agradáveis. Por isso, comprei algumas plantas no Lidl que são fáceis de manter em casa e que deram um ‘up’ à decoração.
4. Capas para sofá
Outro dos meus truques para manter a casa sempre limpa é usar capaz para sofá. Com os cães e as crianças, tudo se suja num abrir e fechar de olhos. E não tenho paciência para passar a minha manhã de sábado a remover manchas. Nem sequer temos orçamento para comprar uma daquelas máquinas super potentes que, supostamente, removem tudo. Por isso, temos um sofá normal e corrente do IKEA que tapamos com capas. Normalmente mudo a capa uma vez por semana, ou mais vezes se houver alguma mancha.
5. Evitar móveis com ripas
Os móveis com ripas (por exemplo, os armários de bambu abertos que têm aparecido em todas as lojas de decoração) e rattan (mesas de cabeceira, cómodas, cabeceiras, etc) tendem a acumular bastante pó. Não só são difíceis de limpar, como deixam passar pó para o que está no interior. Por isso, embora goste do estilo, decidi ser prática. A melhor forma de manter a casa sempre limpa é escolher materiais que sejam fáceis de limpar e que fiquem impecáveis com um simples pano húmido. Nem precisa de ser microfibra!
6. Limpar sempre a caixinha do gato
Já sei que, depois de um dia cansativo de trabalho, a última coisa que nos apetece é limpar cocó. Literalmente! Mas a areia do gato acaba por dar cheiro, especialmente nos dias quentes. Para quem tem animais de estimação, limpar as caixinhas de areia todos os dias é essencial para manter a casa sempre limpa. Além disso, muitas vezes é preciso varrer ou para não parecer que há uma praia ao lado da caixinha. Aqui em casa pusemos um tapete que diminuiu bastante o problema, mas ainda assim limpo diariamente.
7. Não acumular pratos por lavar na cozinha
Outra coisa muito importante para manter a casa sempre limpa é evitar deixar restos de comida na cozinha. As panelas e os pratos que ficam com restos de comida atraem mosquitos e acabam por criar bolor. Por isso, mesmo que não vos apeteça lavar a loiça, deixem os pratos e os telhados cobertos com água. No entanto, se for um problema recorrente, aconselho mesmo a comprar uma máquina de lavar a loiça quando houver uma promoção. Aqui em casa, facilitou imenso! A cozinha parece outra com o lava-loiças vazio.
8. Deitar o que já não precisa
Uma das coisas que mais contribui para ter a sensação que a casa está suja é o pó. Por isso, aquela conta do supermercado da semana passada, os livros na estante que ninguém leu, a roupa que já ninguém veste… Deite fora o que já não precisa e só serve para acumular pó. A melhor forma de ter sempre a casa limpa e arrumada é adoptar um estilo de vida minimalista, com poucas coisas para limpar. Mesmo que não limpe todos os dias, vai ser muito mais fácil controlar o pó e a sujidade!
Basicamente, é isto. No entanto, se precisam de ajuda para manter a casa sempre limpa, o melhor é contratar um serviço de limpeza regular, uma ou duas vezes por semana. Deixo aqui o link para encontrem limpezas de casa no Porto e limpezas de casa em Braga.
Comentários