Como aplicar o estilo minimalista na decoração da sua casa

Se vive numa casa pequena, tem de ser cauteloso a usar o espaço. Se quer decorar um AirBnB, quer facilitar a limpeza. Não faltam motivos para adoptar uma decoração de estilo minimalista, mas o sangue português afasta-nos deste projecto. Se estão a abandonar o nosso maximalismo, aqui ficam algumas dicas de como aplicar o estilo minimalista na decoração da sua casa. 





Livre-se do excesso


A primeira dica para aplicar o estilo minimalista na decoração da sua casa é livrar-se do excesso. Retire objectos desnecessários, como jarras que não usa, ampulhetas, espelhos decorativos, pratos decorativos e outras coisas que, sejamos realistas, só servem para acumular pó. Deixe apenas o essencial: aquilo que faz sentido e falta no seu dia a dia.  


Priorize a funcionalidade 


Se quer aplicar o estilo minimalista na decoração da sua casa, todos os móveis devem cumprir uma funcionalidade. Não há espaço para elementos meramente decorativos, sem uma função utilitária. Por isso, quando estiver à procura de móveis, pense sempre se cumprem exactamente o seu propósito. Desvie-se de acessórios de decoração sem utilidade, como figuras decorativas, esculturas, posters, cestos e caixas. Se quer decorar, use os candeeiros, as jarras de flores e os têxteis. 


Utilize uma palete de cores neutras


A decoração minimalista assenta num conjunto de peças que combinam entre si sem esforço. Portanto, pende naturalmente para uma palete de cores neutras, como branco, bege, tons pastéis e cinzento. Evite as cores tendência, que vão e vêm. As cores neutras são intemporais e mantêm-se sempre actuais. Além disso, as cores claras ajudam a reflectir a luz e a criar espaços mais abertos, algo que a decoração minimalista também valoriza.


Prefira um design clean


Outra dica para aplicar o estilo minimalista é preferir um design clean. As formas simples são elegantes e harmoniosas, não é preciso excessos. Por exemplo, nos quartos, esqueça as cabeceiras muito trabalhadas ou com acabamentos dourados. Numa decoração minimalista nenhuma peça se deve sobrepôr às outras, de modo a criar uma decoração harmoniosa e agradável. 


Arrumação escondida 


Imagina uma sala com uma decoração minimalista cheia de papéis espalhados por todo o lado? Se quer adoptar um estilo de vida minimalista, e limpeza e a organização são fundamentais. Os móveis com arrumação escondida, como as mesas de apoio e os sofás, as estantes com gavetas e armários (em vez das estantes abertas, estilo Kallax), as sapateiras e outros móveis de arrumação são os seus aliados. 


Decore com plantas


Mas então, só posso ter móveis em casa? Uma boa forma de decorar é usar plantas. As plantas trazem vida e equilíbrio ao espaço. Não só funcionam como decoração, também ajudam a purificar o ar e, em alguns casos, afastam os mosquitos. Por isso, este é um excelente exemplo da decoração minimalista: estamos a decorar e a criar um ambiente mais aconchegante, mas sem perder de vista a praticidade. 


Invista em texturas


Obviamente, uma sala ou quarto minimalistas não precisam de ser uma parede branca, com móveis brancos e um tapete branco. Para dar personalidade à sua decoração, pode usar texturas como o linho e lã nos téxteis, pedras nas cozinhas e nos móveis, e madeiras nobres nos acabamentos. A decoração minimalista não prescinde deste efeito 3D: tal como na moda, podemos jogar com as formas e o volume. 


Contrate um decorador


Por último, uma dica que devia ser óbvia: contratar um decorador. Não conheço, em Portugal, muitas pessoas que tenham contratado decoradores de interiores. Ainda vemos a decoração de interiores como algo caro e luxo. Mas não é. Aliás, a longo prazo, pode poupar-nos vários arrependimentos, como escolher um móvel com as medidas erradas. Por isso, deixo aqui o link para encontrarem serviços de decoração de interiores em Lisboa e decoração de interiores no Porto (e sim, podem ver os preços). 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens de construir uma casa modular em Portugal

Como funciona o aluguer de de insufláveis

Ideias de hacks para transformar móveis IKEA em peças únicas